sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DIA DOS PAIS - RAFAEL ARAGÃO


Quinta-feira é Dia dos Pais aqui no blog!! Na semana passada, enviei as perguntas para dois papais e nenhum deles me respondeu a tempo da primeira publicação da seção... (papais, me ajudem viu?!)

Por isso, como encontro-me em apuros, recorri à carta coringa do baralho... Nesse caso, o primeiro entrevistado é Rafael Aragão, o pai de uma linda princesinha de cinco meses chamada Maria Joana!! (risos).

Rafael e Maria Joana em foto recente
Rafael, 25, estuda Ciências Sociais na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e trabalha como estagiário no Núcleo de Produções Especiais (NUPE) da TV Aperipê, onjde se aproximou da área do audiovisual. Ele é apaixonado por livros e revistas e até tem uma biblioteca própria. "Tomara que Maria Joana se interesse por tudo isso", torce ele.

Já foi um participante ativo do movimento estudantil da UFS - "Foi aí que eu conheci a mãe de Maria Joana" -, mas hoje diz que está mais afastado pelas obrigações de pai e do trabalho. Gosta de política e se considera um partidário da esquerda - "Sem medo de me chamarem de utópico, idealista...". Nessa entrevista, ele fala sobre a experiência de ser pai, os desafios para quem é marinheiro de primeira viagem e os prazeres dessa nova vida.

Blog - Qual foi a sua sensação quando soube que iria ser pai?
Rafael - É difícil explicar. Não vou dizer que nunca me imaginei pai, já havia pensado na idéia. Porém, achava que ainda era muito cedo. Não tinha condições psicológicas e principalmente financeiras para ser pai. É uma responsabilidade para a vida toda, uma vida que você tem que cuidar, educar, lutar por ela. Em momento algum me achei preparado. No entanto, busquei ficar tranqüilo e não deixar a ansiedade e as preocupações me abaterem.

Blog - Quais as pessoas que mais te apoiaram nesse momento?
Rafael - Minha familia me apoiou sempre. Apesar do susto, já que eu e Pri não éramos casados, nem noivos e ainda estávamos estudando (Pri tinha acabado de se formar). Então, foi uma surpresa geral, mas ninguém foi contra ou me deu bronca. Os amigos também sempre se mostraram presentes, apoiaram, ligavam pra saber se estava tudo bem. Acho que Maria Joana foi muito bem recebida.

Blog - Como chama sua filha? Tem algum apelido carinhoso?
Rafael - Minha filha é a Maria Joana, a menina que inspirou esse blog. Sempre gostei desse nome. Tem gente que chama ela de Joaninha, Mariazinha, mas eu chamo de meu bebê, mesmo. (risos)

Blog - Em que momento você começou a imaginar sua criança fora da barriga? No que você mais pensava?
Rafael - A primeira ultrassom foi emocionante, porque é a primeira vez que você vê o bebe ali se formando, e aí é que eu comecei a imagina minha filha fora da barriga. E lógico que, quando você imagina que dentro de alguns meses você estará com o bebê nos braços, é mágico.

"Imaginar que em poucos meses você
estará com sua filha nos braços é mágico!"
Blog - Durante a gravidez, qual foi sua participação? Você costumava ir às consultas de pré-natal?
Rafael - Sim, não fui a todas, mas sempre que pude fui paras as consultas. Durante a gravidez, acho que o papel do pai é estar ao lado da mãe, não há muito o que fazer a não ser estar sempre presente.

Blog - O que sentiu quando viu pela primeira vez o rostinho de sua filha? E quando a pegou no colo?
Rafael - Eu assisti o parto e posso dizer que é emocionante. Infelizmente não foi parto normal, porque acho que a emoção seria ainda maior. Maria Joana nasceu bem "molinha", confesso que na hora me assustei. Eu nem sabia o que dizer, não tem como explicar você olhar aquele bebezinho tão pequenininho e dizer: “é minha filha". Ela ficou pouquíssimos minutos com a gente, teve que ir para a sala da UTIN (Unidade Intermediária de Tratamento) para pegar mais oxigênio, ma ainda consegui vê-la de madrugada, toda limpinha e de roupa trocada. Um alívio. No outro dia, ela já estava com a gente. Ela ainda deu outro susto quando se engasgou com a mama e fiquei imóvel. Realmente vi que sou a pior pessoa para primeiros socorros (risos). Depois disso foi que aprendi que sempre temos que colocar o bebê pra arrotar. Pai de primeira viagem é fogo!!. Pegar no colo no começo é complicado, mas com o tempo você não só pega a prática, como a criança vai crescendo e tudo vai se tornando mais fácil e prazeroso.

Blog - Claro que você vê muitas qualidades em sua filha, mas qual a principal?
Rafael - Como ela só tem cinco meses, ainda tem muito para desenvolver. Mas a melhor qualidade dela é o sorriso, ela está sempre sorrindo. E acho que saiu aos pais, pois adora uma festa e não é de ficar chorando, nem de estranhar ninguém, além de estar sempre de bem com a vida (risos).

Blog - Qual a melhor hora do dia para você e sua filha?
afael - É quando eu fico deitado com ela, brincando no colchão, fazendo ela sorrir, rolando, dando gritinhos... nem sempre a gente tem tempo de ficar assim. 

Maria Joana ouvindo música nos
braços do pai, com apenas um mês
Blog - Ela já tem alguma música preferida ou programa de TV?
Rafael - Como já disse, ela ainda é pequininha para dizer do que gosta, mas que ela adora música, isso é fato. Já coloquei ela pra dormir ouvindo o CD do Marvin Gaye (What’s Going On) , já a acalmei ouvindo o disco dos Beatles (Abbey Road), além de outros sons que a gente percebe que ela gosta, como reggae. Mas o dia mais engraçado foi quando ela estava chorando com sono, e a mãe não estava em casa. Então, coloquei vários clipes para ela assistir e, ao som de Snoop Dog (Beautiful), ela simplesmente adormeceu sozinha. Isso demonstra o quanto ela vai gostar de música. Maria Joana ainda não tem filme favorito, mas posso dizer que ela gosta dos Simpsons. Ela fica ligada nos homenzinhos amarelos (risos).

Blog - O que mais irrita sua filha?
Rafael - Ela não gosta de ficar com fome (normal, né)? E a gente vem percendo que ela não está mais afim de ficar no carrinho.

Blog - O que mais a deixa alegre?
Rafael - Ela é muito risonha, gosta que brinquem com ela, que conversem. Ela sempre responde a tudo com um sorriso.

Blog - Qual o brinquedo que ela mais gosta?
Rafael - Ela adora brincar com os aviõezinhos que ela ganhou, é um móbile musical.

Blog - O que ela faz que mais te deixa impressionado?
Rafael - Tudo (risos). A cada dia é uma nova surpresa, uma coisa diferente.

Blog - Depois que você virou pai, o que mais mudou em sua vida? 
Rafael - Você passa a pensar no futuro de outra forma. Se antes você tinha planos e às vezes não tinha tanta pressa, hoje você tem muito mais planos e muito mais pressa (risos). A preocupação de levar uma vida “na boa”, sem muitos sustos, pois agora você tem alguém pra cuidar. Não sei se me tornei uma pessoa melhor, mas ter um filho é um exercício de paciência também. Principalmente nesses primeiros meses que a criança não fala, ela chora e pronto. Você acaba se tornado mais paciente, compreensivo... e mais babão também (risos). Acredito que quando você embarca nesse mundo da paternidade, as coisas mudam bastante. Se você deixar tudo nos ombros da mãe, com certeza as mudanças serão menos sentidas.

Rafael levou Maria Joana para conhecer Plínio de Arruda
Blog - Se estivesse ao seu alcance, o que você gostaria de dar à sua filha? (Pode ser um bem material ou não).
Rafael - Eu farei tudo que for possível para que Maria Joana tenha uma vida bacana. Que ela possa estudar com tranqüilidade, acumular conhecimento. Como diria Pierre Bourdieu, tentarei transferir o máximo de capital cultural para ela. Assim acredito que ela possa, quando crescer, não só ter independência, mas o prazer de conhecer o mundo e se jogar na vida. Então tudo que estiver ao meu alcance, eu farei.


Blog - Qual o conselho que você dá a outros papais?
Rafael - Não sei se com 25 anos de idade e uma filha de 5 meses, posso dar conselhos para outros pais. Digo apenas que aproveitem ao máximo, pois os filhos um dia vão crescer, querer sair de casa e aparecerão em casa dizendo que serão pais (risos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário