Um dos maiores dilemas da mãe moderna é a sua jornada de trabalho. Na verdade, a sua tripla jornada de trabalho, condicionada pelas grandes transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas pelas quais passamos no último século. São essas mudanças - conquistadas somente através de muita luta - que abrem cada vez mais espaço para a participação das mulheres nos espaços públicos, na renda familiar e até mesmo para a quebra dos padrões de comportamento e de antigos valores morais.
Mas, o que seria a tripla jornada de trabalho? Amigas mamães, seria exatamente a nossa atual realidade: a conciliação das atividades familiares, profissionais e educacionais. Será que tudo isso gera muita pressão sobre nós? Somente cada uma sabe o quanto!!
![]() |
Foto retirada do blog de Roberto de Araújo* |
Essa nossa rotina gera não só um post no blog, mas pode ser pauta de uma grande reportagem, inspiração para um bom livro e até mesmo motivo para uma mesa redonda (não seria uma grande idéia?). Depois de pesquisar um pouco mais sobre o tema, postarei aqui sugestões de link para mais leituras - em outro post.
Bom, mas tudo isso que está escrito acima é ilustrado em nossas vidas através de diversas imagens que vemos o tempo todo e, muitas vezes, passamos desapercebidos. Essa semana, tive que levar Maria Joana para o trabalho, porque não tinha com quem deixá-la. Depois disso, fiquei pensando mais ainda em abordar mais o tema, ler mais sobre ele e conversar mais com outras mães sobre isso. Vamos montar uma mesa redonda?