quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Quando nasce um bebê, nasce uma mãe"

Ouvi essa frase em uma propaganda da Johnson´s Baby e me emocionei, embora ela parece ser uma frase simples. Primeiro porque defendo a tese de que a mulher não nasce para ser mãe ou com o 'dom' de ser mãe - ou algo parecido que muita gente fala. Ser mãe é uma opção, um desejo que pode ou não se manifestar ou se concretizar. E quem deve decidir é a própria mulher.

Segundo, porque ela me faz lembrar dos momentos que me fizeram nascer enquanto mãe - a confirmação da gravidez, os exames de ultrassonografia, os chutes e principalmente o parto. E das transformações psicológicas e emocionais que a vida de mãe tem me proporcionado. 

Jamais imaginava ter um filho, por isso a notícia da gravidez me causou choque. Como não sabia quase nada, busquei informações pelo mundo virtual. Foi então que conheci vários blogs de mães que trocam experiências, compartilham seus dilemas e conhecimentos e mostram também que existem formas diferentes de criar e educar, com valores e ensinamentos muito próprios. No mundo virtual das mães blogueiras não há espaço pra manuais padronizados. E isso me encantou de  tal forma que decidi criar o meu próprio canto, para dividir e registrar minha experiência como mãe - que mais aprende do que ensina. 


Hoje, fico mega-feliz quando os amigos comentam as publicações, dão sugestões de textos e me cobram atualizações. E é graças a esse cantinho que me emociono ao dividir experiências com as pessoas, independente de serem mães ou não. Por isso fiquei tão animada quando fui convidada pra assinar uma coluna sobre maternidade em um novo caderno de variedades do Jornal da Cidade - o "Revista da Cidade", de Frank Menezes. E o tema da primeira edição é o trabalho das doulas, mulheres que auxiliam as gestantes antes, durante e depois do parto. 


Muito empolgada com esse novo desafio e espero amadurecer mais ainda nesse sentido, sempre aprendendo e melhorando. E você, o que achou da coluna? Opine e me mande sugestões de pautas. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário