quinta-feira, 5 de julho de 2012

Parto cesáreo: um crescimento que preocupa


Meu parto foi cesáreo e até hoje me pergunto se foi uma decisão correta. Lógico que ter minha filha viva e com saúde é mais importante que o tipo de parto a que me submeti. Mas ela foi retirada de meu útero tão fragilizada que parecia estar desmaiada. Passou a noite entubada para receber oxigênio e somente 10 horas após o parto, no dia seguinte, eu peguei minha filha pela primeira vez e amamentei.

E lembro que, no momento, uma das profissionais da equipe de saúde apoiou seu corpo sobre minha barriga para que minha filha pudesse ser retirada. É claro que na hora eu senti aquele gesto como invasivo e agressivo. Mas, em um momento de vulnerabilidade (como o do parto), pacientes sempre se questionam, se incomodam com alguma coisa, mas não sabem exatamente o que é normal e o que não é. É muito difícil questionar uma equipe médica.

O primeiro pediatra de Maria Joana, ao ouvir o relato sobre o parto, disse que crianças que são "forçadas" a sair antes do momento certo (como acontece no parto cesáreo anteriormente marcado) geralmente nascem fracas, porque não se esforçam como no parto normal. Vários médicos afirmam coisas diferentes, mas essa informação do pediatra me fez refletir bastante.

Hoje vemos que é muito comum os médicos induzirem - de forma invasiva, muitas vezes - as mães a realizarem o parto cesáreo. Sem sequer iniciar o procedimento natural. 

O fato inclusive preocupa o Ministério da Saúde, que aponta um crescimento no número de cesáreas no Brasil - em 2009, a proporção de partos cesáreos foi de 50%, enquanto em 2010 o número desse tipo de procedimento foi maior do que o normal. Em 2011, a taxa chegou a 52%.

Nas maternidades privadas, o índice chega a 82%!! E na rede pública, 37%. Mesmo assim, 37% não é pouco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as cesarianas não ultrapassem os 15% do total de partos. Mas em Sergipe, quase 25% dos partos realizados nos cinco primeiros meses deste ano foram cesarianas, de acordo com dados da Atenção Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram 1.496 partos cesáreos em maternidades da rede pública e privada, de um total de 6.322.  

Para tentar compreender porque cada vez mais brasileiras tem optado pelo parto cesáreo, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, ligada ao Ministério da Saúde, realiza a pesquisa "Nascer Brasil: Inquérito sobre Parto e Nascimento", através de entrevistas que serão realizadas com 24 mil mulheres que pariram recentemente.

Claro que não se trata de extinguir o parto cesáreo como alternativa médica. Mas de diminuir o número de procedimentos desnecessários e alertar as mães para a situação em que vivemos, onde obstetras preocupam-se cada vez mais com o valor monetário do parto e com a comodidade de realizar um parto com data e hora marcadas. Mas quem sofre na pele pela comodidade do obstetra são a gestante e o bebê.


Obs.: Com informações e dados do Jornal da Cidade desta quinta, dia 05/07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário