terça-feira, 6 de novembro de 2012

1ª reunião de pais e mestres

É muito difícil continuar atualizando regularmente o espaço, consumidos que somos pela correria do dia a dia. Mas nesses últimos três meses sem atualização aconteceu uma série de fatos e momentos que mereciam registros. Pena eu estar aperreada.




Em tempo, registro o de ontem à noite. Ontem participei da minha primeira reunião de escolinha enquanto mãe. Em pauta, um balanço das atividades do ano letivo e algumas considerações sobre o projeto pedagógico do próximo ano. Apesar da alegria meio doida em participar da minha primeira reunião "de pais e mestres", como diria Chaves, eu imaginei que seria um tanto maçante.

No entanto, me surpreendeu. De Freud até as teorias mais avançadas da educação básica, a coordenadora pedagógica falou sobre as polêmicas mordidinhas e tapinhas, a necessidade de compreensão dos pais a respeito dessa fase e as brincadeiras que devem ser evitadas para não estimular esse inocente hábito.

Além disso, foram apresentadas algumas sugestões de ensinamentos que podem ser passados em casa e que estão em consonância com a educação implementada na escola, como por exemplo o diálogo. Aprendi que, ao invés de enrijecer a voz e colocar o dedo na cara da criança, a gente deve se abaixar, ficar na altura deles e conversar pacientemente, ressaltando o que pode e o que não se pode fazer. Mas sem agressividades, para não estimular a criança a bater de frente.


Também gostei da notícia de que, no próximo ano, não serão cobrados livros de diversas editoras. Ao contrário, a escola está elaborando um material de cunho regional, com as especificidades culturais de nosso Estado. Essa parte da reunião me fez brilhar os olhos! =)

Além disso, a reforma estrutural inclui a construção de uma sala direcionada somente para as atividades de fisioterapia e massoterapia. Um desenho do qual gosto muito, Alice no País das Maravilhas, será um dos mais utilizados nas atividades de artes e criação, para estimular a imaginação e a fantasia das crianças.


Sabe que até me deu vontade de estudar nessa escolinha? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário