sexta-feira, 16 de julho de 2010

SEXO NA GRAVIDEZ

O título por si só chama bastante atenção. O sexo na gravidez é um assunto bastante polêmico. Talvez não tão polêmico quanto o uso de drogas e o aborto, mas é delicado. Primeiro, porque eu acredito que há vários tabus a se quebrar. A própria organização social em que vivemos praticamente obriga as mulheres a reprimirem seus desejos de forma que ela se sinta culpada por sentir tesão, por ter fantasias, por praticar, enfim, sua liberdade de amar e ser amada (em todos os sentidos).

Mas, quando engravidamos, acho que a situação é pior ainda. Parece que temos a 'obrigação' de encarnar uma nova aura, um novo comportamento diante da sociedade. Parece que não nos é permitido expressar ou ter desejos sexuais, fazer comentários ou manter em prática a vida sexual. Parece até que temos que ter vergonha disso, porque além de 'agora ser mãe', estamos com uma criança dentro da barriga. Como se isso pudesse ser capaz de impedir a nossa plena realização sexual. Desculpe-me quem pensa assim, mas isso é muito atrasado pra mim.   

Hoje estava lendo o blog de uma grávida de seu segundo filho. Em um dos posts, ela fala que, no seu aniversário de casamento, ela adoraria fazer sexo a noite toda, mas a barriga até que atrapalha um pouco. Muitas mulheres comentam seu texto, e praticamente todos os comentários me chamam a atenção. A maioria das leitoras declara não sentir desejo nenhum durante a gravidez!! Como pode? Eu acho o desejo sexual tão inerente ao ser humano, seja ele homem ou mulher... e o pior, algumas dizem que nem fazem sexo, com medo de machucar a barriga, e que seus maridos dormem na sala. Gente, grávida não é intocável não!

Tudo bem, cada um se adapta da sua forma às mudanças do corpo e da libido. Mas eu tenho orgulho de dizer que, aos sete meses, mantenho minha rotina sexual normalmente. Claro que não da mesma forma, mas sempre dá-se um jeito. Mulheres, não se entreguem à pressão social, exerçam sua libido, sua sensualidade, seus desejos. Gravidez não é doença não. São só algumas limitações físicas, mas elas não podem se transformar em limitações sociais!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário