quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COMEÇANDO A GRANDE AVENTURA DA AMAMENTAÇÃO

Claro que ter uma filha não é simples, isso eu já sabia desde o início da gravidez. Mas é no dia a dia que a gente aprende mesmo a cuidar de um bebê. Mas acredito que, entre tropeços e descobertas, acho que estamos nos saindo bem.  

Nos últimos dias, um detalhe que vem se destacando na minha relação com Maria Joana é a amamentação. Não é tão fácil e simples como eu imaginava. E acho que é justamente por parecer simples que muitas mamães de primeira viagem se passam. 

Minha filha nasceu às 17h32 e o meu primeiro contato com ela só aconteceu na manhã do dia seguinte. Então, infelizmente, ela recebeu uma alimentação complementar antes do leite materno. Isso por si só já não é tão legal, embora tenha sido a única saída de mantê-la alimentada até a primeira amamentação.

Desde que dei de mamar a Maria Joana percebi que ela sugava o quanto podia, mas depois acabava se cansando e dormindo no peito. Os pediatras falam que é normal os bebês se cansarem nos primeiros dias, embora ainda queiram mais leite. Então, quando ela se cansava e "abandonava" a amamentação, eu a colocava pra arrotar e ela adormecia. No entanto, em alguns minutos, ela novamente se acordava pedindo comida. 

Isso estava acontecendo diversas vezes, e o pior: quanto mais ela amamentava, maior e mais duro ficavam os peitos. Foi quando percebi que o leite estava empedrando. Não sabia mais o que fazer, e a dor já estava enorme. De ontem para hoje eu já estava com dor de cabeça, zonza e sem aguentar. Foi quando me direcionei ao Banco de Leite para saber se eu poderia ser doadora ou algo assim. E foi lá que eu descobri que a amamentação estava errada. Na tarde de hoje levei Maria Joana comigo na hora da fome dela pra que me mostrassem o que eu poderia fazer pra resolver o problema. 

A boca do bebê deve estar bem aberta

Percebi que duas coisas que eu estava fazendo estavam piorando ainda mais o problema: ficar sem sutiã e fazer compressa de água morna. Sem saber, eu estava estimulando ainda mais a minha produção já "exagerada". Então, mamães de primeira viagem, aí vão algumas dicas:

- O primeiro e mais importante mandamento é não utilizar complementos durante a amamentação. Apenas o leite materno é mais que suficiente;

- Compressas de água morna ou quente e banho de água morna ou quente estimula a produção. É melhor água fria;

- Se você tiver uma produção muito grande, use sutiã, mesmo em casa;

- Os recém-nascidos devem mamar de três em três horas. Mesmo que o seu bebê durma muito (como o meu), tente acordá-lo, mas não deixe de amamentar naquele horário, pelo menos na primeira semana;

- A amamentação é um exercício de paciência, porque os recém-nascidos ainda não têm força suficiente pra sugar o leite suficiente pra saciar sua fome. Então, amamente quantas vezes ele solicitar. Mesmo que ele pareça estar saciado e depois que você o coloque no berço, ele chore de novo, ofereça novamente o peito. Tenha paciência;

A boca do bebê deve estar bem aberta, e o mamilo introduzido nela o mais profundamente possível. Quando ele abrir a boca pra mamar, empurre o máximo do peito que você puder na boca dele, pra que ele se acostume a mamar de boca bem aberta;

- Durante a amamentação, eles fecham a boquinha no bico do seio enquanto vão se cansando. Então, você deve estar sempre segurando o peito enquanto ele suga e, se possível, procure apertar um pouco pra ajudar na sucção do bebê. 

Ajude o bebê a sugar o leite

- Se o seu bebê se cansa muito, mas tem muita fome (como o meu), uma boa dica é tirar um pouco e guardar em um recipiente esterilizado. Quando ele se cansar de mamar, mas você perceber que ele ainda não está saciado, termine a amamentação com o leite recém-retirado do peito;

- Atenção: se você retirou o leite da mama, mas não foi usado naquele momento, armazene imediatamente na geladeira. Mas apenas por, no máximo, 12 horas. Depois, na hora de utilizá-lo, esquente em banho maria para que ele fique na temperatura ambiente. Não ferva o leite, senão ele perde os nutrientes necessários ao bebê. 

Acho que é isso. Se lembrar de mais algum detalhe, dividirei com vocês posteriormente. Vamos aprendendo juntos. 


Um comentário:

  1. Nossa! Quanto detalhe que eu nem imaginava!! Parabéns pelo aprendizado, mamãe!!

    ResponderExcluir