domingo, 19 de setembro de 2010

SAÚDE E DOCUMENTAÇÃO

Quando recebemos essa coisinha gostosa nos braços que é o bebezinho, sentimos como se o mundo pudesse desabar ali, naquele instante... cada suspiro, sorriso, gritinho e cada movimento daquelas mãozinhas tão pequenas é a visão mais maravilhosa que a gente tem. 

No entanto, ao sair da maternidade, muuita coisa urgente nos espera. Registro civil, teste do pezinho, teste da orelhinha, pediatra, etc etc etc. Quanto mais rápido tudo for providenciado, melhor para evitar futuros problemas. Para as mamães de primeira viagem (como eu), é sempre importante ter alguém para orientar e dar indicações de providências a serem tomadas.

O primeiro compromisso de Maria Joana foi a consulta à pediatra, na maternidade onde ela nasceu. A doutora sacode minha pequenininha, coloca de ponta a cabeça, olha tudo... mas dá um bom diagnóstico da saúde de nosso tesourinho. 

O teste da orelhinha
é indolor e gratuito
Ao contrário do que se pode deduzir, o teste da orelhinha (ou Triagem Auditiva Neonatal) não envolve furos. O médico introduz nos ouvidos de nosso bebê um aparelho que capta o retorno dos sons emitidos, para identificar se há alguma deficiência auditiva. É indolor, gratuito e obrigatório. Maria Joana fez o teste no Hospital São José... entrou dormindo e saiu sonhando. rsrs. Abaixo, alguns links que podem informar melhor sobre o assunto:




http://www.testedaorelhinha.com.br
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/teste-da-orelhinha-passa-a-ser-obrigatorio


O teste do pezinho é mais conhecido e também um pouquinho mais doloroso para o baby. Através de um furinho no calcanhar do bebê, é possível identificar vários tipos de doenças, como informa a matéria abaixo: 


http://guiadobebe.uol.com.br/recemnasc/teste_do_pezinho1.htm

Local onde o pezinho é furado


Nenhum comentário:

Postar um comentário