quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O SONO...

Em 25 anos nunca fiquei tantas horas seguidas sem dormir. E nunca dormi tão pouco. rsrsrs. E olhe que, quando eu digo que Maria Joana demora entre três e quatro horas dormindo, todo mundo fala que eu tenho sorte. À noite ela fica totalmente inquieta. Quer mamar o tempo todo, por várias horas seguidas e depois de arrotar dorme durante poucos minutos e já quer mamar de novo. No meio da mamada, faz cocô, tem soluço e, mesmo saciada, fica com os olhos beem abertos dentro do berço. 

Durante o dia, se deixar, ela recusa a mama e prefere dormir. Então, percebi que estamos precisando mudar alguns hábitos dessa mocinha desde cedo. O primeiro deles foi diminuir o braço, infelizmente. Quando o bebê se acostuma muito com o braço (como Maria Joana já estava se acostumando), nós podemos passar horas com ele no braço... quando colocamos no berço, é choradeira. Aos poucos ela acostuma a dormir sozinha.

Maria tenta dormir no carrinho...
O passo seguinte foi comprar um carrinho. Como ela é pequenininha, o seu único tráfego rotineiro era nosso braço e o berço. Agora, eu deixo ela no carrinho e levo comigo para o cômodo da casa onde eu estiver. Durante o dia, deixo a TV ligada no volume em que estava, conversamos normalmente ignorando a presença dela... enfim, não estou deixando de fazer nenhum barulho rotineiro porque ela está no local. Assim, ela percebe que não é hora de dormir. 

Compramos o carrinho hoje à tarde e desde que chegamos com ele, ela não conseguiu dormir profundamente.. rsrsrs. A TV, a campainha, as portas, as conversas... ela se acorda com tudo. Vamos ver se, na hora de dormir, ela fica cansada a ponto de ficar menos tempo acordada. Talvez não surtam efeitos hoje, mas vamos ver nas próximas noites.

Gente, dói ter que ficar acordando minha princesinha e atrapalhar o sono tão fofinho dela. No entanto, ou a gente faz isso logo, ou nos ferramos daqui pra frente, pra educar a rotina de sono dela. 


Um comentário:

  1. Linda, ou melhor, Lindas. Parabéns Vi, Sua princesa é uma benção. Deus continue iluminando Voces. Mas deixa eu falar outra coisa, que ideia fantastica essa de falar do crescimento dela. belissimo trabalho. Sucesso, mais sucesso. Beijo no coração.

    ResponderExcluir