segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AMAMENTAÇÃO...

Novamente o assunto está em pauta... quando viramos mamãe, a amamentação é um dos fatores mais prazerosos e dolorosos ao mesmo tempo. Isso, por no mínimo seis meses, para quem pretende amamentar direitinho. Quando nosso bebê mama muito, ficamos felizes. No entanto, à medida que eles sugam, o peito vai ficando irritado.


Claro, tudo depende de cada caso. Depois de muito brigar com a minha própria fabricação de leite (extremamente exagerada no início), agora estamos quase de boa (meu peito e eu).

Depois que Maria Joana pegou o jeito de sugar o leite e depois que eu aprendi a ajudá-la também, os peitos nunca mais empedraram e a produção anda no nível satisfatório. Nem demais nem de menos. Ainda bem. 

No entanto, em poucos dias, percebemos um fator com o qual temos que nos acostumar, e que é um pouco difícil. Os horários da mama. Nos primeiros dias, a recomendação é dar de mamar de três em três horas. Mas, em quatro dias, logo Maria Joana começou a se acordar por conta própria, em horários próximos à recomendação inicial. 

O momento da mama é encantador. É nesses minutos fascinantes que observamos cada movimento de nosso bebê, desde a carinha de fome até a carinha de felicidade proporcionada pela barriguinha cheia. 

Em poucos dias, passamos a perceber que ele presta mais atenção em nossos rostos, na boca da gente quando conversamos com ele, e é aí que os sorrisinhos vão aparecendo. Maravilhoso...


A primeira mamada de Maria Joana

Mas, se temos que dar de mamar de três horas em três horas, isso significa também que damos um adeus temporário ao bom sono de horas ininterruptas. Não há como escapar: quando você encosta a cabeça no travesseiro e pensa que vai dormir, aquele chorinho maravilhoso ecoa pelo quarto e pela casa. Você não só deixa de dormir, como tem que preparar o peito pra o resto da madrugada e ainda ter disposição de colocar pra arrotar e trocar a fralda, pois parece que eles adoram fazer cocô durante a mama. E já sabemos, né?! Se fez cocô, a fome volta de novo. rsrsrs. 

Como a mãe e o pai de Maria Joana têm o hábito de trocar o dia pela noite, eu já imaginava o que me esperava. Ou o que eu poderia esperar. Parece que, quando anoitece, alguém liga o "on" de Mariazinha e adeus a uma boa noite de sono. Mesmo quando sacia a fome, o que demora horas, ela quer ficar acordada no berço. 

No começo eu me perguntei se seria normal mamar por tanto tempo ou pedir tantas vezes o peito. Me perguntei se meu leite seria satisfatório pra ela, se ela não estava puxando direitinho... que nada, logo percebemos que essas coisinhas tão pequeninas tem uma fome de leão. O jeito é encontrar o lado gostoso e divertido de interagir com o bebê durante a mama. É maravilhoso conversar com ele e observar as reações do seu rostinho. =]


Nenhum comentário:

Postar um comentário