domingo, 10 de outubro de 2010

UM MÊS!!! =]

Hoje minha princesa faz um mês. Cada dia que vejo Maria Joana sorrindo, dormindo ou fazendo qualquer outra coisa, fico feliz por ela estar viva e em meus braços. Só quem tem um filho sabe como é delicado o dia a dia de cuidar desses pequeninos. Tudo é muito frágil e é preciso ficar "vigiando" até mesmo o sono deles, para o caso de acontecer qualquer coisa grave, como por exemplo um engasgo, que para nós é uma besteira. Um simples espirro já é o sintoma de que todo cuidado ainda está sendo pouco. 

Então, cada mês de vida saudável é um grande motivo pra comemorar. Principalmente quando você percebe que já superou um mês de amamentação exclusiva. Ai, como é duro amamentar. Sempre que eu via essas propagandas sobre amamentação, achava lindo. É lindo mesmo, ver seu filho se alimentando através de você, você dando a vida pra ele. No entanto, é um exercício de paciência e abnegação que só mesmo uma mãe pode fazer. 

Durante esse mês cheio de encantos e de momentos de desespero pelo sono perdido, Maria Joana aprendeu a dormir à noite. Sim, ela dorme durante quatro ou cinco horas em média durante a noite. Mas não veio assim "de fábrica". Vejam o outro post em que falo sobre induzir o sono à noite. Não sei até quando nós temos o poder de controlar o sono deles, mas por enquanto está dando certo. Claro que não durmo mais como antes, mas dormir quatro horas ininterruptas é uma grande vitória para quem tem um bebê de um mês.

Nas últimas duas semanas, minha filhinha teve cólica. Ai, que maldade! Ela faz força, reclama, chora, fica vermelhinha... eu dou um pouco de chá de erva doce ou cidreira e acalento no meu braço, encostando a barriga dela com a minha. Mesmo que a dor não passe de imediato, percebo que ela se acalma bastante no colo. 


A cólica de recém-nascidos pode passar rápido ou não, mas a primeira providência que se pode fazer é acalentar. E o braço da mãe nos momentos de dor significa muito para eles. Também pingo três gotas de Mylicon na boca dela. É um remedinho específico para bebês com cólica. Três vezes ao dia aliviam bastante o lado dela.


A troca de fraldas também vem aumentando e é bom dividir essa tarefa com o papai. Além de trocar a fralda dela com frequência, Rafa também é praticamente o responsável pelos arrotos dela. rsrs. Como dar de mamar é cansativo, na hora de arrotar, eu entrego ao pai. É uma forma de me deixar descansar mais e também de promover maior contato entre o baby e o pai nessa fase de amamentação exclusiva


Fotos da semana:









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário