sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CINCO MESES - OS PÉS E OS DEDINHOS

Realmente é cada vez mais interessante e excitante observar o aprendizado diário de um bebê e participar ativamente de tudo isso. Completados cinco meses no último dia 10, Maria Joana anda cada dia mais espertinha e obstinada. Já sabe o que quer e se esforça pra pegar e levar à boca. Pena que ainda não consegue.

Mas acho que nesse aspecto ela puxou à mãe... ela chora, se arrasta, se pendura, reclama, cansa, depois tenta de novo... mas não desiste de pegar o objeto em vista (será que todo bebê é assim?). Chega a ser chata (também como a mãe, quando quer alguma coisa). =)

E agora, seu mais novo aprendizado é pegar o pé com as duas mãos e levá-lo à boca. Às vezes ela não consegue segurar o pé direito e perde o movimento. Aí é uma choradeira... então, pra dar uma forcinha, eu simplesmente empurro um pouquinho o pé até a boca dela e é só sorrisos!! Na hora do banho, eu já coloco uns bichinhos de borracha na banheira e ela tenta chutar. Também já percebi que ela fica observando nossas mãos e os pés. Essa é a grande descoberta atual de minha princesinha: os pés!!

E agora tenta engatinhar, de vez em quando. Fica de bruços, empina o bumbum... mas nada, ainda. Pelo bem de minhas coisas!! Mas tenho que correr pra preparar a casa, antes que ela saia "arrumando" a casa no meu lugar. Mas o que ela mais gosta é de tentar chamar a atenção... ela tenta falar, solta uns sonzinhos, uns gritinhos... principalmente quando eu chego da rua. "Fala" até chorar, às vezes. 

E não larga os dedinhos pra nada... sempre chupando os dois dedinhos. Esse é o ponto mais polêmico. Como em todas as famílias que se tem um bebê, tudo é um motivo de palpite. E esse assunto não poderia deixar de ser tabu. Mesmo nos locais onde Maria Joana chega, até alguns desconhecidos (principalmente as "vovozinhas"), comentam os malefícios do dedinho na boca. "Meu Deus, tão bonita e com o dedo na boca... não deixa não, mamãe!".

A avó materna fica doidinha e já decretou: quando Maria Joana fica na casa dela, nada de dedo na boca. Ela fica na vigilância, sempre puxando os dedos. A outra avó acha normal. Eu e o pai achamos tranquilo, inclusive o pediatra. Mas pensem numa polêmica acesa... e enquanto todo mundo discute, ela fica só olhando com os dedinhos na boca. haha. =)


Obs.: Prometo atualizar com uma foto dela colocando os pés na boca, ok?!


2 comentários:

  1. Maria Joaninha, na casa da titia é tudo liberado tá. Bjim

    ResponderExcluir
  2. Ooww meu Deus, cada dia é mesmo um aprendizado diferente... E essa polêmica dos dedinhos, hein??? kkkk Minha mãe tb faria uma campanha contra... kkkkk. Mas o mais engraçado é o palpite dos desconhecidos, ah, ninguém merece... hahahaha

    ResponderExcluir