terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DIA DAS MÃES: GILMARA MOURA

Gilmara curte momento bom em sua vida
A jornalista Gilmara Moura, 28, está numa fase muito feliz e especial em sua vida. Realizada na profissão e no amor, a mãe de Richard, 9, agora espera por Sophia. Sua gestação acaba de completar nove meses e Sophia está só esperando a hora certa de vir ao mundo.

Ela elege os programas simples como opção de lazer: ficar em casa curtindo os momentos em família. "Mesmo sem ter o que fazer, temos que estar juntos. Não importa o que estejamos fazendo", diz Gil.

Blog - Você planejou alguma gravidez? Qual a diferença que você destaca entre as duas? 
Gilmara - A primeira, de Richard, não foi planejada. Na verdade, eu queria muito ter um filho. Achava-me madura o suficiente para isso. Mas uma gravidez aos 18 anos não é planejada. Não há maturidade para saber tudo que está por vir. Mas filhos são sempre bençãos, em qualquer tempo. A gravidez foi tranquilíssima, não tinha nenhum sintoma de grávida, vivia no salto e a melhor parte dos nove meses era arrumar o quartinho dele. Depois de pronto, eu passava horas vendo as roupinhas, os sapatinhos... acho que quase todas as grávidas fazem isso, né? 

Já a de Sophia, a história 'foi' outra e, em todos os aspectos. Aos 28, a disposição já não é mais a mesma. As pernas doeram muiiito, as costas idem e os pés, ah, coitados, não puderam ver um salto nem de longe...

Os quilos que ganhei nas duas não foram muito aparentes. A sensação é que só a barriga crescia. Mas a grande diferença das minhas gestações foi, sem dúvida, o momento em que cada uma ocorreu. Nesta última, me sentia amada a cada instante. A família, as amigas, todos me deram muiiito carinho. Além até do que eu me sentia merecedora. Meu casamento também está infinitamente mais fortalecido. E isso fez toda a diferença.

Ser uma menina-grávida (como as pessoas me chamavam naquela época), implicava, às vezes, numa certa vergonha de dizer a minha idade... Sabe como é, até em um consultório médico, as desconhecidas querem dar opinião na vida alheia... (risos). 

Blog - Quais as pessoas que mais te apoiaram nesse momento?
Gilmara - Na primeira, minha mãe. Ela sempre esteve presente, desde o anúncio da gravidez até os cuidados com Richard. Agora, todos. O momento é outro. Tenho um marido e um filho maravilhosos que me cercaram de mimos e me fizeram submergir em amor. Agora também são muitas amigas carinhosíssimas. O carinho veio por todos os lados.

"O carinho veio por todos os lados"
Blog - Em que momento você começou a imaginar sua criança fora da barriga? No que você mais pensava?
Gilmara - Desde o primeiro momento. Pensava no rostinho. Se ia parecer comigo ou com Jean, meu esposo. Pensava se teria cachinhos ou o cabelo lisinho... Jean, por exemplo, não podia ver um bebê que já começava a imaginar se Richard e agora Sophia, seriam assim ou assado. Pensava como seria educá-la e conduzí-la por um caminho reto.

Blog - O que sentiu quando viu pela primeira vez o rostinho de seu filho? E quando deu mama pela primeira vez?
Gilmara - Inexplicável. Quem é mãe sabe disso. Eu não sabia se sorria ou chorava... Tenho essa cena gravada na minha mente até hoje e sei que nunca vou esquecê-la. Richard era lindo, o mais bonito de todos (dê um desconto, né? Afinal, sou mãe!). Ele era bem grande, maior que as outras crianças do berçário no dia em que nasceu. E isso me enchia de orgulho!! A amamentação foi um processo difícil. Como diz Jean, Richard mamou leite e sangue ao mesmo tempo... Já dá pra ter uma ideia de como foi, né?

Blog - Seu filho tem algum apelido carinhoso?
Gilmara - Pinguinho. Ele é nosso Pinguinho!

Blog - Qual foi a primeira palavra que ele falou?
Gilmara - Papá.

Blog - Claro que você vê muitas qualidades em seu filho, mas qual a principal?
Gilmara - Peço licença pra citar duas: a doçura e a responsabilidade, mesmo tendo apenas 9 anos!

A doçura é uma das principais qualidades de Richard
Blog - Qual a melhor hora do dia para você e seu filho?
Gilmara - Todas as horas que estou com ele são especiais. Mas a hora em que vamos dormir, que nos abençoamos e nos despedimos é indescritível.

Blog - Onde ele estuda? Qual foi a melhor coisa que você acha que ele aprendeu na escola até hoje?
Gilmara - Richard estuda desde os dois anos no Colégio Dinâmico e está no quinto ano. Também faz inglês há um ano e agora fará musicalização no Conservatório de Música. O que ele aprendeu de melhor até hoje foi a responsabilidade com o meio ambiente. Ninguém jogue um papel de bala pela janela do carro que ele dá uma lição de moral...kkkk

Blog - Qual a música preferida dele? E o filme, qual o preferido? E o programa de TV?
Gilmara - O estilo musical de Richard é música eletrônica e funk. Sim,  ele tem seu estilo musical próprio... (risos). Ele gosta d'Os Arrebatados, da Tribo do Funk, dentre outros. Quanto à programa de TV, os seriados americanos. I Carli sai vencedor nessa categoria...

Blog - O que mais irrita seu filho?
Gilmara - Quando não damos muito espaço para ele explicar a sua versão dos fatos.

Blog - O que mais o deixa alegre?
Gilmara - Um brinquedo desejado. No momento um tal de Lego.

Blog - Se ele pudesse ser um animal, qual seria?
Gilmara - Fui perguntá-lo e ele respondeu: "um tigre, porque ele é o rei. É ele quem manda' e 'também queria ser um cachorrinho, porque é bem fofinho...'

Blog - Qual o livro que ele mais curte?
Gilmara - Fora dos livros didáticos, ele gosta muito de ler a Bíblia.

Blog - Qual o brinquedo que ele mais gosta?
Gilmara - Video game, computador e lego.

Blog - O que ele faz que mais te deixa impressionada?
Gilmara - Richard tem uma capacidade de memorização fantástica.

Blog - Qual o lugar que ele mais gosta de ir?
Gilmara - Cinema. E agora o 3D. Pronto, eis que fiz uma criança feliz!

Gilmara e sua família à espera de Sophia
Blog - Depois que você virou mãe, o que mais mudou em sua vida?
Gilmara - Tudo. Depois da maternidade, a vida nunca mais é a mesma. Costumo dizer que uma mulher que passa por esta vida sem saber o que é ser mãe, ela não soube nada. Sem dúvida mudei. E mudei pra melhor. Aprendi o real sentido da palavra amor e dos verdadeiros valores da vida.  

Blog - Se estivesse ao seu alcance, o que você gostaria de dar ao seu filho?
Gilmara - Já procuramos dar nosso melhor pra ele. Não poupamos esforços por nossos filhos. Eu, particularmente, abdico de qualquer coisa pra ver uma carinha de felicidade no meu Pinguinho.
Mas uma coisa que o dinheiro pode proporcionar e que, se eu pudesse o daria, seria Uma viagem por todos os lugares do mundo que ele sonha em conhecer. e olhe que a lista é grande! (risos).


Blog - Você está prestes a ter Sophia. Como está a expectativa de recebê-la? E a família?
Gilmara - Meu Deus, nem sei como descrever. A expectativa é enoooorrrme. Sophia é, para nós, uma promessa divina. Deus me falou que me daria uma menina há quase dois anos. Assim o fez também com Jean. Nós cremos e agora nos sentimos prontos para receber nossa benção. Nosso presente divino... Quanto ao parto, há um refrigério em meu coração. Estou calma e me sinto preparada. Preparada, inclusive, para ser mãe de dois!

Blog - Como seu filho tem se comportado à espera de Sophia? Ele anda com ciúmes?
Gilmara - Muito bem. Richard sempre quis ter uma irmãzinha. Por alguns momentos, principalmente na hora da compra do enxoval, percebia uma certa carinha de 'quanta coisa só pra ela'... Mas eu, imediatamente explicava que também havia comprado tudo aquilo pra ele, antes do nascimento e logo ele entendia... Minha sorte é que, na época, fotografei cada detalhe do quartinho dele, então, mostrava as fotos e logo o ciumezinho passava... Mas isso ocorreu apenas duas vezes. Como ele gosta de bebês, sinto que ele será um irmão bem carinhoso...

"Sophia é uma promessa divina para nós"
Blog - Já sonhou ou imaginou o rostinho de Sophia? 
Gilmara - Só sonhei uma vez, mas não via o rostinho... Deus prefere me fazer uma surpresa... (risos).


Blog - Qual o conselho que você dá às outras mamães?
Gilmara - Gerar uma criança em seu ventre é um privilégio. Um dom. Uma dádiva de Deus. Por isso, aproveite cada instante, viva cada momento. E transforme o mais simples dele em um instante único e especial para seu filho. Ele nunca vai esquecer...  Ah, e agradeça a Deus todos os dias por Ele ter te escolhido para receber e conduzir um anjo aqui na terra!



3 comentários:

  1. Enquanto isso estamos à espera de Sophia que não é boba nem nada e deu um jeitinho de receber dengo de barriga por mais dois dias. Família feliz e bonita demais! Parabéns, Gil. Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista e as fotos. Parabéns e muita saúde Gilmara.
    Beijos***

    ResponderExcluir