quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DIA DOS PAIS - WERDEN PINHEIRO

"Ela é quem escolhe os temas de tudo, eu sou apenas o pai"

Elisa e Werden curtem muito o tempo de lazer
Para o músico e publicitário Werden Tavares Pinheiro, 29, ter filhos é um exercício de "paciência, olhar atento e coração livre e liberado pra amar". E ser pai de Elisa Gomes Pinheiro, 4, é viver em um mundo divertido, colorido e com espaço para inúmeras criações. As atividades do dia a dia entre pai e filha se dividem entre músicas, animações, histórias e muita comédia. Vale perceber, durante a entrevista, o quanto dos gostos e da percepção de mundo a Elisa aprende com o pai. Depois de ler essa entrevista, fica a pergunta: quantas coisas Werden e Elisa tem em comum? =)


Blog - Como recebeu a notícia da paternidade?
Werden - Não vou mentir, tomei um belo susto. Namorava há pouco tempo, sete meses, tinha perdido o meu pai há coisa de 4 ou 5 meses e tinha um emprego recente que pagava muito, muito mal. Levei uns 2 meses para entender tudo isso. Mas quando ela nasceu, parecendo o Smigle do filme "O Senhor dos Anéis", meu olho encheu de lágrimas e eu comecei a entender melhor as coisas.


Blog - A partir de que momento você começou a se acostumar com a idéia?
Werden - Quando eu fui morar com a mãe dela e a Elisa ficava chutando à noite. Aquilo era surreal para mim. Dava pra ficar conversando com ela.


Blog - Durante a gravidez, qual foi sua participação? Você costumava ir às consultas de pré-natal?
Werden - Lembro de ter ido às ultrassonografias, mas não vou mentir... esse processo todo de médicos me confunde um bocado. Lembro de três exames e duas idas ao obstetra.



Werden e Elisa no primeiro dia de vida dela
Blog - O que sentiu quando viu pela primeira vez o rostinho de Elisa? 
Werden - Achei ela um bichinho feio, toda sujinha de coisas da barriga e o mais apaixonante do mundo. As mãos enroladinhas ainda, aquele olho mal abrindo, choraaannddoo acho que de uma forma torta da pra dizer que amor à primeira vista independe da beleza imediata. 

Mas ainda bem que hoje em dia ela é beemmm bonitona acima da média, isso ajuda mais. Mas eu amaria mesmo se não fosse assim.


Blog - Como você chama a Elisa? Tem algum apelido carinhoso?

Werden - Elisa, Elisinha, Elisa Elisabeth, Pocahontas, Aurora, Ligurinha...etc etc etc e por fim Florzinha e Princesa. Mas quando estou zangado é Elisa Gomes Pinheiro!


Blog - Qual foi a primeira palavra que ela falou?
Werden - Direi sempre que foi "papa". 

Werden adora curtir a piscina com Elisa
Blog - Como você faz para conciliar o trabalho e os momentos com sua filha?
Werden - Minha profissão e meu lazer se confundem constantemente. Atualmente eu trabalho com audiovisual, sou diretor de programação da Aperipê TV, mas além disso eu sou publicitário, músico e produtor de eventos. Eu e Elisa adoramos ir ao cinema ver desenhos (de preferência), ou ficar em casa vendo DVD. Ela adora desenhos antigos... acabamos de ver toda a série dos Jetsons em DVD, vimos 79 vezes (as que eu contei) "A Bela Adormecida"... e assim é geralmente com os desenhos que ela gosta. Nós até decoramos os diálogos. A gente também adora brincar com câmera digital. Outro dia eu ensinei ela a fazer um vídeo em stop motion, ela inventou uma história com as bonecas dela, ajudei a fazer as fotos e o videozinho ficou pronto. Ontem à noite a gente pegou os meus violões e ficou brincando de fazer música, eu toco qualquer melodia e ela cria as letras. Sim, ela quem escolhe os temas de tudo, eu sou apenas o pai. Ela também se diverte muito com a minha mãe brincando de lojinha em cima da cama dela.


Blog - Claro que você vê muitas qualidades em seu filho, mas qual a principal?
Werden - A cabeça dura dela... e o jeito fofo de pronunciar as palavras. Além da manha dela cantando as palavras para falar qualquer coisa.


Blog - Qual a melhor hora do dia para você e sua filha?
Werden - Acho que depois das 19h, quando eu chego do trabalho e dá tempo de ver uns 10 desenhos. E hoje, divorciado e solteiro, o melhor programa do fim de semana é brincar tudo aquilo que eu contei ou curtir a piscina com a dona Elisa.


Blog - Ela já está na escolinha? O que ela mais gosta de fazer e qual foi a melhor coisa que você acha que ela aprendeu na escola até hoje?

Werden - Ela estuda Infantil 2 no Arqui da Farolândia. Gosta muito dos animaizinhos e dos coleguinhas da sala de aula. Sempre que eu vou buscá-la, ela tem que terminar alguma brincadeira com eles. Eu fico rindo. Talvez ter mais paciência tenha sido a maior lição até hoje para ela.


Blog - Qual a música preferida dela? E o filme, qual o preferido? E o programa de TV?
Werden - Talvez hoje seja uma do meu disco chamada "A Flor do Jardim", que ela jura que eu fiz para ela. Filme acho que pra ver comigo é sempre "A Bela Adormecida" (foi a primeira história que eu contei para ela dormir). Programa de TV com certeza ainda está entre "Peixonauta" e "Princesas do Mar", do Discovery Kids. Menção honrosa pra "Dora, a Aventureira".


Blog - O que mais irrita sua filha?
Werden - A cabeça dura também. O que também é uma gracinha...


Blog - O que mais a deixa alegre?
Werden - Quando ela não quer me deixar ir para a rua e pede: "Papai, fique comigo". Ela acaba me colocando pra dormir. Nocaute!!


Blog - Se ele pudesse ser um animal, qual seria?
Werden - O abominável monstrinho bicho da carie.


Blog - Ela já lê? Qual o livro que ela mais curte?
Werden - Qualquer um de princesa. Tem um HQ da "Bela e a Fera" que eu dei pra ela.


Blog - Qual o brinquedo que ela mais gosta?
Werden - Para brincar comigo, acho que o meu violão, mas de certeza é a Barbie Sereia.

O que Werden e Elisa tem em comum? =)
Blog - O que ela faz que mais te deixa impressionado?

Werden - A percepção dela para as coisas ao redor e a capacidade de uma guria de 4 anos querer me enganar.


Blog - Qual o lugar que ela mais gosta de ir?
Werden - Game Station, Sweet Play, Parque da Cidade e Piscina do Prédio.


Blog - Depois que você virou pai, o que mais mudou em sua vida? E sentimentalmente, você se acha uma pessoa melhor?
Werden - Atualmente mais paciência, mais calma, mais atento às coisas pequenas... acho que até mais cuidadoso com elas. Fica a dúvida para vocês se isso me faz um cara melhor.


Blog - Se estivesse ao seu alcance, o que você gostaria de dar à sua filha?
Werden - Aulas de música, viagens ao redor do mundo. Enfim, tipos de conhecimento... mesmo algum brinquedo que seja diferente do tradicional e que faça ela começar a questionar as coisas do mundo.


Blog - Qual o conselho que você dá a outros papais
Werden - Paciência, olhar atento e coração livre e liberado pra amar. Quando você mal pensar, já se sentirá um pirralho mais novo e inocente que o seu.



5 comentários:

  1. O jeitinho Werden de ser pai e o jeitinho Elisa de encantar! :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Papai!!!

    Se todos os pais fossem assim o mundo seria muito melhor...

    A Elisa é uma menina de muita sorte... que vocês sejam imensamente felizes!

    ResponderExcluir
  3. jaqueline tavares pinheiro20 de abril de 2011 às 22:19

    exelente entrevista papai Werden!!!Vou copiar as dicas!!!Preciso fazer uma ressalva;é mágico ser pai e mãe,é o melhor sabor a se provar nesta vida!!ps:Jaqueine Tavares & Davi Jurdino

    ResponderExcluir