quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mães maduras

Não tem jeito. Se você está na faixa etária dos 25 e já se casou, cerca de 95% das pessoas que te encontram, vão perguntar: "E o filho? Já encomendou? Vai ter quando?" A pressão social pela formação da família é inevitável.  Ninguém foge disso. Pelo menos não na sociedade ocidental.

A aparente "ordem natural" das coisas não é tão natural assim... A máxima da infância-adolescência-faculdade-casamento-filhos-aposentadoria e etc. e tal é socialmente construída de acordo com cada cultura. E quem mais sofre com isso são as mulheres, que recebem mais pressão para a execução de determinados papéis na sociedade. 

Que o diga a jornalista Carole Galindo. Aos 34, Carole é uma mulher aventureira que acumula vasta experiência profissional e dedica boa parte de seu dia a projetos pessoais e à prática de esportes. Ela é casada há 10 anos com o economista Rogeres Melo, mas não tem filhos.

Ela diz que a cobrança para que tenha filhos é sempre grande, mas aumenta à medida que os pais dela amadurecem e os casais amigos vão gerando seus bebês. Mas garante que não se deixa levar pela pressão.
"Ainda tenho alguns objetivos a alcançar e projetos individuais, mas acho quedaqui a dois ou três anos estarei preparada e disponível para ser mãe. Quando a mulher engravida depois dos 30, está mais madura e tende a errar menos. A experiência fala mais alto nessas horas", diz Carole, que afirma estar mais paciente e tolerante.
Carole: jornalista aventureira e futura mamãe
Foto: Sílvio Rocha. 

"Quando me imagino mãe, me encanta a perspectiva de gerar uma vida, de poder experimentar um tipo de amor incondicional, sublime. É deixar um pouco de você no mundo", afirma a jornalista.

O importante para debater o assunto é ter em mente que a mulher não nasce com o objetivo de ser mãe. Seu corpo é biologicamente programado para gerir uma vida, mas isso não tira a liberdade de escolha da mulher sobre ter ou não filhos. E nem quando ter, caso seja essa a vontade dela, independente de ter ou não um companheiro.

2 comentários:

  1. Owww, que post fofo!!! Carole, a foto ficou lindaaaaa, parece que tá na praia, rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria, Pri! Sobretudo a perspectiva da liberdade da mulher para fugir dos padrões socialmente construídos. Cheiro!!!!!

    ResponderExcluir