terça-feira, 23 de agosto de 2011

Psicomotricidade

Maria Joana e seus coleguinhas do berçário ganharam hoje mais uma nova sala de integração: a sala de psicomotricidade. Até ontem eu nunca nem tinha ouvido falar nisso. Na agendinha de minha Maria, um comunicado tratava de sanar meu problema de ignorância:

Exemplo de sala de psicomotricidade
"Com base numa abordagem corporal, procura-se priorizar a relação da criança com o adulto e com o meio, buscando mostrar a importância da criatividade, do contato, da relação, da liberdade do brincar em um desenvolvimento harmônico". Ou seja, "O brincar psicomotor é uma via de comunicação, na qual a criança expressa seu desejo de ser compreendida, em uma área de segurança, respeito e acolhimento".

Pesquisando na internet sobre isso, eu entendi que é um trabalho de expressão corporal através do qual a criança cresce aprendendo a demonstrar seus sentimentos e toda a sua carga de afetividade e a própria personalidade. 

Quando fui buscar Maria Joana no berçário, entrei para conhecer a nova sala de psicomotricidade. Ai, me deu uma vontade de praticar psicomotricidade... rsrsrsrs. Muito legal, adorei a ideia. 

Trabalhando a psicomotricidade.
Foto: Site do Jardim Escola Vôo Livre
Uma das coisas que eu mais gosto no hotelzinho onde Maria Joana "se hospeda" é a sensibilidade com que as berçaristas encaram o desenvolvimento das crianças, sempre buscando compreender e estimular as emoções nos bebês. 

Como a própria Nice diz (a proprietária e tia do berçário 1), o primordial é despertar neles o sentimento de afetividade e fazer com que eles se sintam amados e acolhidos. Eu sinto uma energia muito boa em Maria Joana, sempre que ela volta pra casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário