sábado, 17 de dezembro de 2011

"Crianças cientistas"

Sid, o cientista
Maria Joana ainda não tem idade para assistir aos desenhos animados (ou outro tipo de programa) e compreender o conteúdo. No máximo, ela entende quando toca uma música e começa a bater palmas e a dançar. Isso é normal, ela ainda tem pouco mais de um ano.

Mas meus sobrinhos assistem a vários desenhos, e sempre que estou em casa, presto um pouco de atenção na programação. Recentemente, percebi um desenho muito interessante para crianças em idade pré-escolar... naquela fase de grandes descobertas: Sid, o cientista. Não sei se passa em outros canais, mas é exibido no Discovery Kids e na TV Cultura.

Sid é um garoto de cinco anos que observa atentamente tudo ao seu redor, faz várias perguntas e tem sede de aprendizado. Ele reúne os amigos em volta da tia Susie (que eu acho que deve ser uma professora), para fazer vários experimentos e observações científicas.

Tia Susie fazendo experimentos com as crianças
Mais interessante do que a criatividade de Sid e dos amigos, é observar a paciência e a compreensão tanto da professora quanto da família de Sid para ensiná-lo e tirar suas dúvidas.

Depois que assisti ao primeiro episódio, passei a prestar mais atenção para eu mesma aprender formas interessantes de ensinar a Maria Joana sobre as coisas rotineiras quando ela começar a aderir ao "o que é isso" e ao "porquê" (ansiedade para que chegue essa época!!). 

Recomendo muito às mães e pais que precisam de ajuda na hora de explicar as coisas aparentemente inexplicáveis às crianças. Não só desperta a criatividade nas crianças, como também ajuda os pais a serem didáticos com os filhos. 


Abaixo, um trecho sobre o desenho que li em um site sobre pedagogia e educação infantil:


"Os principais valores educacionais de Sid, o Cientista são estimular as crianças a pensar, falar e trabalhar como cientistas, embasado em sua curiosidade natural pelo mundo; demonstrar que a ciência está por toda parte; contribuir para a preparação escolar, fomentando as habilidades intelectuais das crianças, a motivação para aprender e a confiança em si mesmos como estudantes; e apoiar a aprendizagem com o objetivo de criar um “clima de curiosidade” para as crianças."

Super-recomendo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário