quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Quarto de estudos

Todo esse clima de início das aulas e compra de materiais escolares até que me deixa empolgada. Tirando o "detalhe" dos gastos, é tudo divertido. Essa semana dei uma olhada na internet sobre materiais escolares e acabei encontrando vários links que falam sobre quarto de estudos.

Eu sei, Maria Joana ainda não tem idade pra ter um espaço de estudos, mas vendo várias imagens de ambientes desse tipo, até que comecei a planejar uma adaptação no nosso quartinho para quando ela começar a trazer "dever de casa"!!

Para quem tem filhos na idade pré-escolar ou adolescentes, vejam quantas ideias interessantes. 

De todos os projetos que vi, esse foi um dos que achei mais interessantes. A escada que dá acesso às camas é diferente daquelas estreitas e tem um ar de rusticidade. E as crianças não precisam "se equilibrar" para subir. Além disso, o espaço entre as escrivaninhas pode até propiciar uma maior concentração das crianças na hora de estudar. E ainda sobre espaço para elas brincarem. As camas têm 1,60 m de altura e o projeto é da arquiteta Fernanda Lovisaro

Outra ótima opção para quem precisa economizar espaço, pois esse projeto une as escrivaninhas às prateleiras para brinquedos ou livros. Adorei a ideia da prateleira de cima para encaixar as caixas organizadoras, fundamentais para quem tem crianças e muuuuitos objetos pequenos para guardar. As gavetas logo abaixo das escrivaninhas são pequenas, mas muito úteis para guardar materiais escolares, papeis de rascunhos, cadernos pequenos, etc. O modelo foi desenvolvido pela arquiteta Keyla Zylbersztajn.


Outro projeto da Keyla Zylbersztajn. É visivelmente planejado para uma criança pequena, mas pode ser adaptado, removendo as caixas de baixo, acrescentando uma cadeira na bancada e mudando poucos detalhes na decoração das prateleiras. Sou fã das prateleiras ordenadas dessa forma e achei um charme o verde do puxador de gavetas. Se fosse meu quarto, eu customizaria ainda mais com um papel de parede poá ao fundo das prateleiras ou com um adesivo em cima da escrivaninha.  


Não sou muito admiradora da "overdose de rosa", mas achei o módulo muito bonito. De uma só vez, tem espaço para a cama, o computador, os livros e objetos de decoração. Há pouco espaço para guardar caixas organizadoras e poucas gavetas, mas acho que um outro móvel menor pode complementar essas funções. Eu trocaria o rosa pelo laranja ou lilás. A minha dúvida com camas tão altas é como se faz para forrar. Alguém me esclarece? :-)
Não sei quem é o arquiteto, mas vi na internet que ele é vendido na loja Compra Fácil, em São Paulo.


Não gostei do papel de parede ao fundo da mesa de estudos, mas me chamou a atenção a simplicidade do móvel e sua colocação abaixo da janela. É um projeto interessante para quem dispõe de pouco espaço, mas tem outro detalhe que me chamou a atenção de forma negativa: quem estudar nesse quarto, estará de costas para a porta. Eu, particularmente, acho incômodo. Além disso, o mural de fotos e recados ficou escondidinho, atrás do beliche. Mas, como decoração é uma questão de gosto, fica a dica para quem se interessa. O projeto é da arquiteta Cinthia Liberatori


Outro projeto da arquiteta Keyla Zylbersztajn voltada para ambientes com pouco espaço físico. Mas, desta vez, a escrivaninha fica acoplada ao guarda-roupa. Apesar do uso de gavetas ser opcional, ele é bastante indicado, para manter o ambiente organizado. Eu acrescentaria mais uma prateleira no espaço de baixo e aumentaria o tamanho vertical das gavetas.

Um quarto simples, com uma decoração simples, mas muito bonito. A escrivaninha não dá muita opção para guardar os materiais, então a colocação de prateleiras pela parede é uma boa alternativa.

Não tenho certeza, mas me parece que esse projeto é o mesmo da foto anterior, só que visto de outro ângulo (vocês tiveram essa impressão?). Se for, o projeto é da arquiteta Keyla Zylbersztajn. Para mim, o espaço seria pequeno, mas tudo depende da forma como cada um estuda.


O destaque dos móveis, da Joli Bébé, é o estilo colonial. Eu acho que não tem muito a ver com a nossa realidade, mas há quem valorize a decoração no estilo "palácio real" (e quem tenha muito dinheiro para isso). Sou mais adepta do estilo moderno e confortável (não vi de perto, mas a cadeira não me pareceu muito convidativa ao conforto). Mas, para quem gosta do estilo, o projeto é muito bonito.


Outro projeto da Joli Bébé, de estilo colonial e voltado às meninas. É parecido com o anterior, mas achei mais delicado. Não há muitos espaços para guardar os materiais de estudo na mesa, mas até que o baú ao lado da bancada deu um charme à organização do ambiente.


Gostei da mesa e do estilo das cadeiras. Mas, se a mesa fosse maior, as crianças teriam ainda mais espaço para espalhar os livros, cadernos e lápis. Não sei de quem é o projeto.


Achei diferente e inovador esse projeto da arquiteta Paula Radomille. Para quem tem dois filhos, as camas são válidas e lindas. No entanto, só há espaço para uma mesa de estudo. Se a cama de cima for voltada para visitas ou para aquele filho que mora em outro lugar e precisa de um refúgio de vez em quando, está ótimo!


As cadeiras são de estrutura cromada, com assento em acrílico transparente. Achei interessantes, mas muito pequenas, com ar de desconforto. A mesa então, já é pequena para um, imagine para quatro. Não achei o design muito próximo ao gosto usual de uma criança, mas acho que há quem se interesse. Não sei de quem é o projeto.


O projeto é muito parecido com o de cima, com destaque ao design diferente e  divertido das cadeiras. São lindas, mas também me parecem desconfortáveis. Não sei de quem é o projeto.


Não gostei dos bichos acoplados à parede, dá um ar de caça. A primeira imagem que me veio à mente foi aquelas cenas de filme onde os animais são empalhados pelo caçador. Mas adorei o restante da decoração, principalmente a ideia do Mapa Mundi. Detalhe para o pufe feito de corda de Pet. Não sei de quem é o projeto.


Também adorei esse projeto. Os espaços foram muito bem aproveitados e me chamou a atenção a organização das gavetas e prateleiras (detalhe que sempre me encanta). A escrivaninha e a escada são um charme. Não sei de quem é o projeto (infelizmente).

Achei essa decoração (projeto da arquiteta Anita Lerner) bastante poluída e a ideia de a cor principal ser um tanto escura (pelo que percebo, uma tonalidade de marrom) também não me agrada. Mas gostei do estilo da cama e da cadeira, que têm um ar meio rústico (parecem ser de madeira antiga). O espaço foi bem aproveitado, mas fiquei intrigada sobre o guarda-roupa. Onde ele ficou alocado?


Fontes:
Revista Casa e Jardim
Revista Bebê

2 comentários:

  1. Muito legal esse post, Pilas! Adorei muitos dos projetos. Tive a impressão de que aquelas mesinhas com várias cadeiras eram mais para ambientes como bibliotecas infantis e não propriamente para um quarto. Achei lindo o colonial, mas achei q a cadeira deveria ter um encosto mais alto para que a criança não viesse a ter problemas de coluna. Ainda nesse projeto, achei uma graça ter uma espécie de divã ao lado.. ao no estilo Roma antiga.. O quarto do mapa múndi eu adorei, mas achei tb de muito mau gosto as cabeças de animais na parede. Jamais colocaria isso no quarto de um filho meu. Tb n gosto de ambientes mto poluídos, e isso pode acontecer facilmente em quartos pequenos com muitos móveis e papéis de parede diferentes.. E, ao meu gosto, para crianças antes da pré-adolescência, não gosto muito do estilo moderno demais. Acho que há outros estilos mais aconchegantes, o que favorece a permanência da criança no ambiente de estudos. Acho importantíssimo haver um espaço querido especialmente destinado ao estudo, e penso der importante q sja amplo, pq adoro me espalhar e me rodear de livros e materiais de estudo. Qd éramos pequenas, eu e bebela tínhamos uma mesinha quadrada pequenininha c 4 cadeiras, do tampo de madeira e pernas cor-de-rosa que achávamos liiiinda, e todo santo dia, sentávamos nela para estudar logo depois do almoço, sem q ngm precisasse mandar. Rendeu bons frutos. ;) Mesmo que a pessoa não tenha grana para ter uma decoração dessas, uma mesinha dessas do tamanho da criança pode ser feita baratinha no marceneiro e suuper enche os olhinhos de qualquer criança. =)
    Parabéns pelo post.
    Um beijo! =*!

    ResponderExcluir
  2. É verdade!! Valeu pela contribuição, Becca. Já estou pensando no quartinho de estudos de Maria Joana. rsrsrs.

    ResponderExcluir