terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A primeira cicatriz

Carinho de mãe é o melhor remédio?
Sempre que minha filha "ganha" um machucadinho de leve e vem até onde eu estou aos prantos, adoto o famoso e milenar ritual materno de cura: assopro e beijo o local ferido. Ela olha com curiosidade e sorri, achando certa graça. Mas logo "passa a página" e depois sai correndo novamente, pronta pra outra quedinha. 

Quem é que não se sente a superpoderosa nessa situação? O carinho de mãe parece ser o melhor remédio para a dor. E, de tanto observarem a gente fazendo isso, parece que eles têm realmente a ideia de que aquele sopro ou uma alisadinha fizeram a dor passar instantaneamente. 

Mas, e quando não temos a segurança suficiente pra passar nesse momento? Infelizmente, quando o machucado é mais forte, torna-se necessário passar tranquilidade e a segurança de que "tudo vai ficar bem" para a criança. Mas cadê a força?

Há alguns dias, Maria Joana cortou o supercílio ao bater o rosto na ponta da cama. Imediatamente, o olho machucado inchou e logo um grande hematoma tomou conta do local. Em poucos segundos, saía muito sangue. Mesmo nervosa, eu a peguei no colo e tentei fazer uma compressa antes de levar para a urgência pediátrica.

Mas acabei tendo uma incontrolável crise de choro. Depois de poucos minutos, ela já nem chorava mais. Ao contrário da mãe, que quanto mais via aquele olho inchado, mais chorava. No caminho para a urgência, ela já brincava em meu colo, com a tranquilidade de quem não tinha sequer caído. Mas eu chegava a soluçar de tanto chorar. 

Foi quando Maria Joana olhou para meu rosto com ar de espanto, depois sorriu e começou a alisar meu braço. Entendi que sua intenção era me acalmar, ao perceber que, se eu não parava de chorar, seria talvez porque eu estaria "dodói". Não saberia jamais descrever o que senti naquele momento. 

Acho que um misto de vergonha, por não ter tido a maturidade que eu queria pra enfrentar a situação... e também de orgulho, por ver uma certa facilidade dela em reproduzir gestos de carinho nos momentos que ela percebe serem delicados. 

Porém, emocionada pelo gesto, chorei mais ainda. Entrei na urgência com o rosto tão vermelho e inchado que o ortopedista soltou, contendo o sorriso: "Não se preocupe, mãezinha. Está tudo bem, ela só vai levar alguns pontos." Pontos?? E como se fala numa tranquilidade daquela? Aí foi que eu chorei mais ainda e tentei convencê-lo a encontrar outra maneira de resolver o problema. Mas ele estava irredutível, queria porque queria dar os pontos. 

Mas no final deu tudo certo. Foram três "pontinhos", ela já se esqueceu do acidente e ainda ficou com uma cicatriz na pálpebra, pra nunca me deixar esquecer desse dia. 

O dia da primeira cicatriz de Maria Joana :-)


7 comentários:

  1. Preciso dizer que chorei???não né?xerrruuussssss...e viva essa mãe fofa e essa menininha mais fofa ainda que já demonstra a firmeza da mamis pri, e que vai muito além do 'milenar ritual maternal de cura'

    ResponderExcluir
  2. Você arrasa nossos corações com seus textos sobre Joaninha. Cândida

    ResponderExcluir
  3. Priscila sempre vejo no Face vc cmentar sobre este esapço dedicado a sua bebê, mas nunca tive tanta curiosidade, apesar de sempre achar a coisa mais linda a maneira como vc se reporta fala deste anjinho chamado MARIA JOANA, descobrir há dois anos que não existe amor maior ao passar ser mãe de um príncipe chamado CAIO ALEXSANDER,ele é luz para nossas vidas assim como percebo que é a tua princesinha!!!
    Enfim achei lindo todo esse se comentário e me emocionei tb!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai que lindo Pri! Minha mãe também fazia isso quando eu me machucava e essa é uma das poucas lembranças que tenho dessa fase. De fato, não há nada melhor que carinho de mãe. E quando Joana lhe surpreende com essa retribuição, mais que maravilhosa e tão bem expressada nas suas palavras, faz qualquer um encher os olhos de lágrimas. Muito fofo! Muito lindas!
    Lumara

    ResponderExcluir
  5. Me coloquei em seu lugar e chorei também rs
    Sr.Airton me contou o ocorrido e até mencionei com ele que não ví postagem sua sobre o assunto(já que divide conosco suas experiências com a bebê)
    Você é uma super mãe e sua filhota sabe disso e retribue tamanho amor com mais amor e muita fofura!
    Bjos Pri

    Jaque Bahia

    ResponderExcluir
  6. Só digo uma coisa: super me identifico... Sara ralou o nariz eu quase endoideiiii, imagina com ponto...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, meninas!! Fico muito feliz em compartilhar essas experiências e tantos sentimentos envolvidos. E vamos compartilhando essa delícia que é ser mãe... :-)

    ResponderExcluir