quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uma nova adaptação

Adaptação no berçário é a fase mais difícil.
Foto: Alejando Zambrana
Há pouco mais de um ano eu chorava copiosamente por ter que deixar minha filha em um hotelzinho pra ir trabalhar. Na primeira semana, ela chorava de um lado e eu do outro. Me sentia culpada e pensava em pedir demissão e ficar em casa com ela. Mas logo as coisas tomaram um rumo bom e ela se acostumou rapidinho. 

Em pouco tempo ela aprendeu a caminhar, a comer no pratinho, ganhou amiguinhos, aprendeu a pintar, a se socializar com as crianças e com o tempo vários outros passinhos inesquecíveis foram dados. Mesmo ficando no berçário em tempo integral, ela por vezes não queria ir pra casa e apontava para os coleguinhas, chorando. 

Embora a mãe por vezes se sinta 'excluída' ou 'esquecida' pela criança nesses momentos, ao mesmo tempo dá uma certa tranquilidade perceber que o filho gosta do lugar onde estuda, se sente bem e às vezes quer ficar lá até por mais tempo. Mas agora a situação mudou. 

Há uma semana, Maria Joana mudou de hotelzinho e estamos naquela fase de adaptação. Como acontecia antigamente, uma chora de um lado e a outra chora do outro. As tias do hotelzinho me dizem que ela participa bem das atividades e que já não chora mais durante o dia. Mas ainda chora muito na hora que vou deixá-la.

Hoje já tivemos um avanço. Quando fui deixá-la, ela chorou, mas foi para o braço da tia voluntariamente, sem se agarrar na minha roupa. Vamos aos próximos dias. :-)               

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário