quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A primeira vez no teatro

Depois de vencer a insegurança, decidimos levar Maria Joana pela primeira vez ao teatro. Decidimos de última hora assistir à peça musical "As mulheres de Hollanda", baseada nas obras de Chico. Meu receio era o de ela não gostar do ambiente, chorar, gritar ou não se comportar de alguma forma que incomodasse o resto da plateia.

Mas essa semana vi a foto de um casal amigo junto com o filho - de idade semelhante à de Maria Joana - no teatro. Então, antes de sairmos, eu a chamei, mostrei a foto no Facebook e disse: 

- Olha só como Arthur ficou comportadinho no teatro... a mamãe dele me disse que ele adorou e nem chorou, porque ele já é mocinho.  

Ela ficou olhando, sorriu e pediu pra ver mais fotos. Mostrei mais fotos de outras crianças dizendo que elas estavam no teatro, sentadinhas e comportadas, sem medo de nada - mentirinhas como essa não levam ninguém ao inferno. E antes de sair expliquei que no teatro as luzem seriam apagadas para que a gente pudesse ver melhor a peça, mas que ninguém tinha medo disso. Ela ficou empolgada, me prometeu que não choraria e então saímos.

Lá, percebi que ela ficou intimidada com a quantidade de pessoas e com o tamanho do ambiente, observando tudo calada e de olhos arregalados. Na hora que as luzes se apagaram, ela deu um pulinho e se assustou, mas expliquei novamente que era normal, que isso acontecia no teatro. Ao contrário do que pensávamos, ela se comportou divinamente, aplaudindo quando todos aplaudiam e observando a peça com tanta atenção, que me perguntei o que estaria se passando na cabeça dela naquele momento.

Mas, em uma cena que retratava a repressão da ditadura, ela se virou para mim, apontando para os atores, e balbuciou, indignada:

- Mãe, olha pra ele...

Eu não sabia o que dizer... fui pega de surpresa. E acabei dizendo que eles estavam brincando, que ninguém machucaria ninguém. Mas acho que não expliquei muito bem o contexto. Vamos ver se na próxima eu me saio melhor nas respostas.

Pena que ela dormiu no meio da peça, mas na próxima tentarei levá-la mais cedo. Hoje pela manhã, perguntei novamente se ela havia gostado do teatro e ela disse que sim. E perguntou pelas músicas..

- Cadê as músicas, mãe?  

=)



Nenhum comentário:

Postar um comentário