terça-feira, 2 de abril de 2013

Tudo azul!



Imagem: Blog Psicologia em desfoco
Há cerca de cinco anos, monumentos do mundo inteiro se iluminam de azul no dia 2 de abril, quando é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo. Símbolos mundiais como o Empire State Building (EUA), a Opera House (AUS) e monumentos brasileiros como o Cristo Redentor (RJ), o Teatro Amazonas (AM), a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida (SP) e a Ponte Estaiada (SP) são iluminadas com a cor oficial do evento, para chamar atenção a um transtorno que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. 

O autismo é uma palavra de origem grega (autós), que significa “por si mesmo” e é um termo utilizado para denominar comportamentos humanos voltados para o próprio indivíduo. O transtorno de desenvolvimento se manifesta na infância e afeta a comunicação e o comportamento da criança, trazendo, principalmente, dificuldades na fala e na interação com outras pessoas. 

Com a crescente disseminação das informações relacionadas ao transtorno, o preconceito vem dando lugar ao diagnóstico e consequente tratamento. Dados do Centro Nacional de Saúde e Estatística dos Estados Unidos mostram que de 2011 para cá, o número de crianças diagnosticadas com a desordem do espectro autista (DEA) é de uma em cada 50. No Brasil, não existem medições oficiais, mas a estimativa é de que haja mais de um milhão de pessoas com o problema. 

Elevador Lacerda, na BahiaFoto: Blog Psicologia em desfoco
De acordo com o “Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders” (DSM IV), as características essenciais do Transtorno Autista são: presença de um desenvolvimento acentuadamente anormal ou prejudicado na interação social e na comunicação, e um repertório marcantemente restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e idade cronológica do indivíduo.

De acordo com a fundadora da Associação de Amigos do Autista de Sergipe (AMAS), existem no Estado cerca de 300 autistas, “que precisam de melhorias urgentes na qualidade do tratamento ofertado”. Segundo informações do Jornal da Cidade, a AMAS atende hoje 19 autistas, de 17 a 47 anos, “mas poderia atender muito mais se possuísse uma ajuda financeira constante”. 


Símbolo do STF pintado de azul
Foto: Blog Psicologia em desfoco
Eventos e palestras marcam a semana da Conscientização sobre Autismo 2013

Para quem quer saber mais sobre o autismo, uma série de eventos e palestrar vão acontecer nas principais capitais brasileiras ao longo da semana. Abaixo você confere alguns deles: 


SE – ARACAJU


- Passeio de trenzinho, dia 2/04, a partir das 9h, no bairro Coroa do Meio. Realização: Associação de Amigos do Autista de Sergipe (AMAS)


SP - SÃO PAULO 


- Caminhada na Av. Paulista, dia 7/abril, a partir das 9h00. Realização: Movimento Pró Autista e ABRACEI. 


- “A realidade do Autismo no Brasil”, uma discussão sobre temas atuais e de fundamental importância para o Autismo no Brasil: “Inclusão e Legislação”. Evento gratuito, dia 5/abril, das 8h30 às 12h00, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório “Paulo Kobayashi”. Informações sobre inscrições neste link. Realização: Autismo & Realidade. 


- Encontro do "Movimento Anjos Azuis" no shopping SP Market, dia 23/março. 


- Iluminação azul da caixa d'água da Casa de David, dia 2/abril (mais informações. Realização: Casa de David - Centro de Estudo e Atendimento à Pessoa com Autismo. 


- Iluminação azul do Palácio 9 de Julho, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), dia 2/abril 


- Iluminação azul do Bar Aurora e o Boteco Ferraz, dai 2/abril. 


- Encontro sobre Autismo ,a Câmara Municipal de SP, dia 20/abril, com diversas palestras, das 9h00 às 17h00. Apoio: Crosp, Unicsul, Revista Autismo. O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara. 


RJ - RIO DE JANEIRO 

- Cristo Redentor estará iluminado de azul 


- Projeto Acesso à Cultura para os Autistas, no CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, dia 2/abril, às 9h00, com participação das crianças da AAPA no projeto Musicando e da exposição Movie-se: No Tempo da Animação. Realização: AAPA 


- Evento Práticas e Reflexões, como tema Üm Novo Conceito Familiar — Aceitação e Superação Pós-Diagnóstico, no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, dia 6/abril, às 9h00. Realização: AAPA 


- Trilha na Floresta da Tijuca: Trilhando Caminhos em Prol do Autismo com o grupo "Trilhas dos Amigos", dia 6/abril, às 14h00. Realização: AAPA 


CE - FORTALEZA 


Dia 2/abril, 14h30 – Audiência Pública na Câmara Municipal de Fortaleza (R. Dr. Thompson Bulcão, 830 - Conjunto Luciano Cavalcante, Fortaleza - CE, 60810-460). 

Dia 5/abril, 15h00 – Ato público na Praça do Ferreira (Centro de Fortaleza). 
Dia 10/abril, 15h00 – Roda de Conversa na Fundação Projeto Diferente (Rua José Vilar, 938 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60125-000). Realização dos eventos: Casa da Esperança, Projeto Diferente e ABRAÇA. 

MG - BELO HORIZONTE 


"Deficiência em Debate", palestrante: dr. Romeu Kazumi Sassaki, sobre políticas públicas para atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e os direitos da pessoa com deficiência, no Auditório Universidade FUMEC - Rua Cobre, 200 - Cruzeiro, dia 2/abril. Realização: Prefeitura de Belo Horizonte e entidades. 


PE - RECIFE 


- Campanha de Sensibilização nas Escolas, Divulgação nos meios de comunicação, Iluminação azul na Torre da Rede Globo (Rua da Aurora), OAB e Tribunal de Justiça na semana de 1 a 7/abril. Realização: AMA-Getid. 


- Ação de Cidadania no Parque 13 de Maio, dai 2/abril, às 17h30. Realização: AMA-Getid. 


- Caminhada Azul (Parque Dona Lindu até o 2º Jardim de Boa Viagem), dia 6/abril, às 15h30. Realização: AMA-Getid.


*Com informações da Revista Crescer e do Jornal da Cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário