quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

QUATRO MESES

A cada mês de Maria Joana eu fico muito feliz e um pouco triste. Feliz não preciso dizer o porquê, né?! Ver minha pequenina crescendo e aprendendo sobre o mundo, acompanhar esse processo tão de pertinho é sensacional e indescritível.

Mas fico um pouco triste porque a cada dia que se passa chega mais perto do fim da minha licença-maternidade. Só tenho pouco menos de dois meses pra curtir minha princesa. E curtir mesmo! Passados os dois primeiros meses, de mais trabalho do que lazer e descanso, hoje posso dizer que curto Maria Joana em tempo integral. Talvez a sorte também ajude um pouco nesse processo.


Afinal de contas, não é todo mundo que é sorteado com uma bebê que quase não chora, dorme a noite toda e ri com tudo e com nada, até com o vento. E, ainda por cima, passa horas distraída com a televisão. Então, meu dia a dia com minha pequenina tem sido de bastante carinho e lazer para a família. 


Eu sei que os médicos falam que o bebê de quatro meses não precisa de complemento. Mas, como eu deixarei Maria Joana aos cuidados de outra pessoa para voltar ao trabalho em breve, estamos começando a introduzir aos poucos outros alimentos na dieta dela.

Como ela vem apresentando prisão de ventre, seu pediatra recomendou que desse a ela suquinhos de laranja-lima, ameixa, laranja (a mesma medida de água para o suco da laranja), raspas de maçã e mamão amassado. Surpresa: Maria Joana bebe tudo!! 

Quer dizer, com exceção do suquinho de ameixa, que ela cospe. A saída, então, foi dar danoninho de ameixa, que ela adora. Mas o suco de laranja é imbatível. Em apenas um dia ela bebeu 200 ml de suco (claro, não de uma vez só). Para resolver o problema da constirpação intestinal, o pediatra também receitou o uso de Minilax (similar ao supositório, mas mais eficiente). 

Maria Joana brincando com a mão... 
Mas é claro que o leite do peito ainda é essencial e eu tenho que continuar priorizando-o enquanto alimento principal de Maria Joana. Esses complementos são dados em geral no horário do lanche (no meio da manhã e da tarde). 

Agora, com quatro meses, além de soltar sonzinhos como se estivesse conversando com a gente, ela também já dá sonoras gargalhadas, direciona a mão para pegar um objeto específico, pega o tempo todo nos pezinhos e já consegue levar algumas coisas à boca. 

...e prestando atenção nas conversas dos adultos! Run!
E os olhinhos curiosos não param. Ainda não fica sentada sozinha, mas quando a colocamos no colchão com a barriga voltada para baixo, ela tenta se arrastar e às vezes consegue levantar a barriga de leve, enquanto empina o bumbum. Da próxima vez tirarei uma foto. =)

A foto tá horrível, mas fica o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário