terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Brincadeiras de menina"... (?)

O velho debate brincadeiras de menino x brincadeiras de menina é sempre polêmico... principalmente entre as mamães e papais mais inquietos. Mas outro assunto controverso quando a história diz respeito às brincadeiras de criança é o próprio brinquedo. Principalmente para as meninas.

Há quem não se incomode em ver a filha ganhando brinquedos que façam alusão à vida de dona de casa. Fogões, geladeiras, vassouras, pias de lavar pratos, móveis... montar uma casinha de brinquedo não gera tantos gastos como os de uma casa de verdade e talvez seja até mais divertido - óbvio, para a criança. No entanto, há aquelas mães que não gostam. É o meu caso, me chame de intolerante quem quiser.

Brinquedos de dona de casa cada vez mais sofisticados

Nós, mulheres, somos criadas de acordo com uma ideologia machista que, mesmo que venha sendo cada vez mais combatida e modificada ao longo dos últimos anos, ainda permanece viva, mesmo nas pequenas atitudes. A entrada e permanência da mulher no mercado de trabalho - principalmente quando ela ocupa cargos de chefia - ainda são processos muito dolorosos e difíceis, principalmente para as mulheres pobres e negras.

E, além da dificuldade diária da mulher em conquistar credibilidade e confiança na qualidade de seu trabalho - principalmente nas profissões ainda apontadas como masculinas -, o estímulo à cultura da "rainha do lar" enquanto as meninas são crianças ainda é muito grande. Encher as meninas de bonecas que "pedem" para que a "mamãe" troque a fralda, dê mamadeira, dê banho, etc., além de utensílios domésticos, estimula ainda mais na cabeça e na rotina das crianças essa cultura de que o papel da mulher é o de cuidar da casa.

Bonecas que "se comportam" como filhas

E acho que as mudanças - para quem acredita na importância delas - é o nosso papel, enquanto mãe, tia, etc. Sempre deixo claro às pessoas que querem presentear Maria Joana que não me cheguem com brinquedos desse tipo e também não presenteio ninguém. Ao invés de comprar os brinquedos mais fáceis de encontrar, que estão em evidência nas lojas, procuro alternativas.

Quem também pensa em alternativas, mas não tem dicas, lá vão:         

- Brinquedos educativos de montar, que estimulam até mesmo a coordenação motora e a inteligência;

Brinquedos de montar são estimulantes

- Bolas e outros itens que lembram atividades esportivas, o que estimula até mesmo o gosto pelos esportes;
- Ursinhos de pelúcia, como cachorrinhos e elefantinhos, que estimulam na criança o afeto com os animais;

Ursinho de pelúcia
- Brinquedos de encaixe com formas geométricas;

Brinquedos com forma geométrica
- Jogos coletivos como daminha, cartas... estimulam a brincadeira em grupo e a integração;
- Bonequinhos de borracha como pica-pau, backyardigans... é bom para os dentinhos e toda criança gosta de desenhos animados;
Bonecos servem ainda como companheiros
- Brinquedos musicais e até mesmo pequenos instrumentos, como flautinhas, tambores... é muito bom estimular o gosto pela música desde cedo.
Brinquedos musicais, além de criativos, são terapêuticos

- Livros dinâmicos, com figuras em 3D e outros artifícios capazes de atrair na criança o gosto pela leitura.

O que não falta são as alternativas. E a desculpa do preço nem cola, porque é possível encontrar brinquedos educativos e baratinhos. Mudança de cultura depende de nós mesmos e mais nada!

Obs.: Todas as imagens foram copiadas da internet. 

Um comentário:

  1. Oi Priscila, apesar de não ser mãe gosto de ler seus textos, são bem escritos, fluidos e fundamentados. Concordo com você, às vezes sem querer a gente acaba estimulando nas crianças um comportamento que pode limitar o desenvolvimento delas, como esses brinquedos que fazem alusão à vida doméstica. Por isso que, da dúvida, dou roupinhas..rs. Parabéns!

    ResponderExcluir