quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um espírito de independência

Quando se trata de crianças, as evoluções são muito rápidas e, quando você vê... aquele bebezinho que antes só queria colo e expressava os desejos com muito choro agora incorpora o espírito da independência. Depois de aprender a caminhar, Maria Joana agora só quer correr e ir para a rua. Sim, quem abre o portão da casa perto dela e ameaça deixá-la em casa enquanto sai, vai ter que ouvir aquele chororô. Ô mocinha pra gostar de rua, viu?!

Maria querendo "ganhar o mundo..."


Mas, apesar de ter que acompanhar cada passo para evitar os dedos em tomadas, as batidas de cabeça na ponta da mesa e outros perigos domésticos, ver Maria Joana feliz com sua própria independência é muito bom. Ela sorri demais quando está caminhando e, quando não tem muito espaço para correr, ela se contenta em andar em círculos. E sempre sorrindo. E não adianta... ela não quer mais colo.

E agora, depois de caminhar e correr, a nova motivação de seu sorriso é que ela aprendeu a falar. Conversa o dia todo, fala sobre tudo, gesticula com as mãos e faz caras e bocas. Mas ninguém entende o que ela diz. Às vezes sai um "mama" e é tudo o que eu entendo. Mas, segundo meu sobrinho Riquinho, ela está falando a "língua dos bebês".



Descobrindo a fala


Ah bom! Sendo assim, não vou nem interferir. Apenas entro no diálogo e deixo ela falar à vontade. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário