segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Finalmente... o primeiro dente!

O doloroso surgimento dos dentinhos de leite...
Finalmente!! Em pouco tempo não irei mais ouvir as pessoas dizendo que vão presentear minha Maria com uma prótese. Seus dias de banguelinha se acabaram. Foi só fazer um ano que minha princesa recebeu a tão temida - e ao mesmo tempo sonhada - visita da Fadinha dos Dentes. Temida pelas mamães, lógico.

Quando a criança perde os dentinhos de leite, espera com a maior ansiedade do mundo a visita da Fadinha... esconder o dentinho velho é geralmente um exercício de grande prazer. No entanto, nem tudo são sorrisos quando se trata do surgimento dos primeiros dentinhos de leite. 

Antes mesmo de perceber a primeira pontinha branca se sobressaindo na gengiva  inferior de Maria, eu já vinha sentindo pequenos surtos de irritação, gritinhos e choros repentinos e uma certa ignorância. Além disso, tentativas "inocentes" de mordidinhas no rosto da gente.

Claro que essa fase requer uma certa dose de paciência. Mas não é porque o bebê sofre que vamos passar a mão na cabeça... é preciso encontrar o equilíbrio entre a compreensão desse momento delicado da criança - que sequer entende o que sente e porque a gengiva coça tanto - e a imposição de limites nas reações inesperadas de irritação. Aí é onde mora o desafio... 

Além de brincar muito com Maria Joana com relação ao surgimento do seu dentinho - para que ela naturalize e encare de forma divertida o aparecimento desse "ser estranho" -, também deixo sempre à disposição brinquedinhos de borracha, para ela morder. 

Além disso, passei a introduzir Camomilina C na hora da mamadeira - duas vezes ao dia -, para aliviar a coceira e a agonia na gengiva. Kalyamon também está sendo útil pra munir ainda mais o pequenino organismo de Maria de cálcio. Ficam as dicas!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário