quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mãe pode tudo! Pode mesmo?

Qual mãe nunca pensou que poderia responder em nome dos filhos em qualquer situação ou resolver qualquer problema que envolvesse o nome deles? Qual mãe nunca ouviu aquela incômoda pergunta: "E você pode?" e respondeu logo "É claro. Eu sou a mãe, se eu não puder, quem pode?"


Há meses eu perdi a carteirinha do plano de saúde de Maria Joana e sempre adiei solicitar a segunda via. Sempre que a levo ao consultório, vou (ridiculamente) com um papelzinho onde anoto o número do plano. Tudo por comodismo. A questão é que Maria Joana é dependente do plano de saúde do pai, pois eu não tenho.


Essa semana levei minha bonequinha pra fazer alguns exames e quando a "moça do balcão" pegou o papelzinho, disparou: "Olha, é melhor você solicitar o cartãozinho dela, porque eu estou aceitando, mas outra pessoa pode se recusar a aceitar". Então expliquei que ela era dependente do pai e perguntei: "Mas eu posso solicitar?"


E, para meu próprio espanto (posterior), antes que a moça pudesse responder, eu mesma me encarreguei: "Claro que posso né, eu sou a mãe!!", com toda a autoridade de quem reivindica a coroa da realeza britânica. A coitada não tinha mais nem o que dizer.


Então fui hoje, com toda a minha pose de mãe e depois de uma boa espera, me apresentei logo, é claro ("Sou a mãe de Maria Joana"), e disse o que queria. Foi quando a outra "moça do balcão" me deu uma bofetada: "A senhora não pode solicitar não, tem que ser o pai".
Mamãe em crise...


Gente, paralisei. Como assim a mãe não pode? Perguntei três vezes (três!): "Mesmo eu sendo mãe... não posso?!". 


Sei que muitos de vocês estão rindo agora, e até eu me sinto um pouco ridícula por essa história. Mas na hora fiquei sem ação. Uma mãe ouvir que "não pode" fazer algo em nome da filha (ainda mais de 1 aninho)... pega a gente de jeito, né?!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário