terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Historinhas de mamães...

Recém-nascidos são todos iguais. Mamam bastante e ainda se acordam várias vezes à noite para mamar. Mas, assim que completou um mês, minha filha passou a dormir durante a noite toda. O sonho de toda mãe acabou caindo no meu colo: um bebê de um mês que dorme a noite toda!

No entanto, antes do parto, eu havia ouvido história de dezenas de mães que passavam vários anos se acordando duas ou três vezes por noite para alimentar seus filhos. Por isso, numa bela noite em que me acordei de madrugada e minha filha ainda dormia, senti algo estranho: como ela não tinha se acordado para mamar?

Ao perceber que ela continuava imóvel no berço, decidi verificar se ela ainda estava viva. Posicionei a mão à frente do narizinho e percebi que ela respirava. Mas não consegui mais dormir naquela noite. Volta e meia eu me levantava e observava se a barriguinha dela "subia e descia".

Até um tempo atrás, eu morria de vergonha dessa história, porque me achava ridícula. Mas hoje não encontro nenhuma mãe que não tenha feito isso. O que eu acho invrível é que atitudes como essa não partem de recomendações. As mães simplesmente o fazem na hora em que o instinto materno "apita".
        
Ontem, em uma reunião de trabalho, conheci uma jornalista que tem uma filhinha de seis meses. Conversa vai, conversa vem, ela contou a todos os presentes que, durante a noite, quando a filha dorme demais, ela aciona a lanterninha do celular e aponta para o berço, com o intuito de observar se está tudo bem.

Super me identifiquei! Eu também faço isso, amiga. No silêncio inquietante e na preguiça de me levantar, eu ligo o celular e aponto para a barriguinha de Maria Joana, pra ver se está tudo bem.

Mesmo que não tenha acontecido nada que cause motivos de preocupação, a gente acaba agindo assim. O que será que explica isso?

Quando várias mães me diziam que eu iria passar noites sem dormir, eu achava que seria sempre acordada pelo choro de minha filha. Mas ocorre o contrário. Eu nunca durmo uma noite inteira porque volta e meia me acordo para ver se está tudo bem. Hoje eu entendo a explicação para as noites mal dormidas: "vigiar" o berço é uma coisa que vicia. 

Um comentário:

  1. Adorei o seu blog, Priscila.
    E ri demais aqui... mães, mães... amor em excesso.
    Vou acompanhar sempre.
    Bjos.
    Sua pequena tb é lindinha demais!

    ResponderExcluir